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Idéias, o blog de Marketing Digital da Tribeca

Como escrever a página de “sobre” perfeita para seu website

A maneira como você apresenta o seu trabalho e a sua empresa para as pessoas pode te ajudar a fechar uma parceria, atrair um novo cliente, motivar funcionários recém-chegados ou até causar uma boa impressão em uma conversa informal. Este mesmo cuidado que você tem em cada interação profissional, por outro lado, também precisa ser compartilhado na internet: o modo como você apresenta seu produto ou serviço online é crucial para a reputação da sua empresa.

Um usuário que busca maiores informações em uma página “sobre” está muito mais próximo de se tornar um consumidor que um mero visitante do seu website. Então, é preciso conquistá-los com a mensagem certa. Da mesma forma, além de clientes, parceiros em potencial podem ver na sua página “sobre” um argumento para entrar em um acordo, fechar um negócio ou investir em sua empresa. Por isto, é preciso criar uma página “sobre” que, acima de tudo, conquiste o usuário. É isso que vamos te mostrar no texto de hoje, confira!

Defina uma persona e encontre uma voz

Muitos profissionais têm dificuldade — principalmente quando se trata da internet — de conversar e escrever em uma linguagem que atraia seu público-alvo. O esforço para tal, no entanto, pode ser melhor direcionado se você elaborar a persona com a qual o seu negócio busca se comunicar. Criar um interlocutor imaginário, baseado em informações sobre o comportamento e interesses compartilhados por seus consumidores atuais, pode te ajudar a encontrar o tom e o tipo de linguagem ideal para a sua marca.

Saiba vender a sua história e missão

Qual é a principal história da sua empresa? Quais valores você pretende passar para os seus consumidores? Em outras palavras, que bem você pretende fazer ao seu público? Para elaborar uma página “sobre” que realmente convença, é preciso escrevê-la com convicção.

Conte brevemente a sua história, sempre valorizando os ideais e compromissos adotados por seu time desde o início — o impacto, trabalho ou benefício que vocês sempre colocaram como mais relevantes também fazem parte da sua missão. Você pode optar por manter tudo isto bem simples: o Twitter, por exemplo, consegue manifestar a sua grandeza, descrevendo sua missão em menos de 140 caracteres e numerando os impactos gerados por seu serviço.

Seja conciso e didático ao falar do seu produto

Escreva o que você faz com a maior clareza possível — mesmo que o seu serviço seja complexo, cheio de termos técnicos e atividades complicadas. As melhores páginas “sobre” conseguem oferecer informações didáticas e de qualidade, da forma mais concisa possível. Lembre-se: a melhor impressão não é feita com palavras difíceis, mas com argumentos que a maioria das pessoas possa entender. Caso haja algum termo complexo ou serviço que precise de uma melhor apresentação, use hyperlinks para encaminhar o leitor para as páginas específicas dos serviços, perguntas mais frequentes ou um artigo de blog que explique melhor sobre aquele conteúdo.

Use imagens com um intuito

Se você pretende usar imagens em sua página "sobre", tenha cuidado na hora da escolha. A ilustração ou fotografia precisa dialogar com o texto que você escreveu e representar os valores e a missão da sua empresa. A empresa de marketing Hubspot, por exemplo, consegue representar bem sua identidade, exibindo fotografias da sede e da equipe de trabalho unida — o que parece uma simples ilustração, no entanto, é uma forma da empresa se afirmar como um espaço com personalidade, uma equipe diferenciada e bem-humorada.

Informe o contato e a localização

Um dos maiores erros das empresas é esquecer de informar o contato e a localização da sede ou das unidades. Um comércio ou serviço, mesmo quando trabalham na internet e para a internet, precisam oferecer formas de contato mais pessoais que apenas endereços de redes sociais, por exemplo.

É bastante possível que um potencial parceiro ou consumidor visite seu website em busca de um telefone ou endereço para que possa ter uma conversa mais pessoal com os profissionais da sua empresa. Afinal, os impactos da sua página “sobre” vão além o espaço online. Por isso, não se esqueça de inserir o endereço da sede e telefones para contato.

Tem mais alguma dúvida sobre como criar uma página de "sobre" perfeita para o seu website? Escreva para a gente!