Atualmente, o Google é um dos mecanismos de busca mais influentes em todo o mundo. Milhões de usuários utilizam a ferramenta para encontrar respostas eficientes para as suas pesquisas. E que tal a sua oferta ser vista em lugar de destaque a cada nova busca?
Com o Google Adwords isso é possível. As empresas pagam pelos anúncios nos chamados links patrocinados que são exibidos nos campos acima dos resultados orgânicos e na lateral direita da página. Apesar de ser uma ferramenta muito eficaz para atrair o cliente potencial que cada empresa procura, muitos empresários se frustram diante da falta de resultado com Adwords.
A criação de campanhas pode ser feita de maneira simples, entretanto, é necessário ter cautela para que o seu investimento não seja desperdiçado. Para te ajudar nessa tarefa, separamos 7 erros muito comuns cometidos no Adwords que merecem uma análise especial:
Não planejar
Ter um bom planejamento consiste em saber quais são os objetivos, metas e estratégias da empresa para a campanha. Somente com essas informações bem alinhadas será possível criar de maneira estratégica os seus anúncios no Adwords.
Não ter planejamento é como andar no escuro, você segue em frente sem ter a menor ideia de onde vai chegar, tenha cuidado!
Usar palavras-chave sem relação com a oferta
As palavras-chave que geram bons resultados são aquelas em sinergia com a oferta, ou seja, se a sua empresa deseja vender sapatos para a prática de um esporte específico, você poderá inserir como palavra-chave, por exemplo, tênis para corrida em vez de apenas tênis. Termos específicos deixam a sua campanha ainda mais assertiva.
Direcionar o usuário para a home do site
Um dos erros mais frequentes nas campanhas do Adwords é o direcionamento para a página de destino. É importante lembrar que, ao clicar no seu anúncio, o consumidor deverá ser conduzido para uma página com informações precisas sobre o produto ou serviço ofertado.
A página deverá ser objetiva para que o cliente identifique exatamente o que fazer, jamais direcione o usuário para a home do seu site com uma infinidade de informações. Essa é uma das principais causas da falta de resultado com o Adwords.
Não selecionar palavras-chave negativas
Escolher as palavras-chave negativas é garantir que o seu anúncio será visualizado pelo público desejado. Nesse caso, você poderá inserir na lista a palavra tênis para basquete. Dessa maneira, você garante que o seu anúncio não apareça para os consumidores interessados em outros tipos de tênis que não sejam o de corrida. Palavras mais específicas tornam o anúncio mais eficiente.
Não criar grupos de anúncios
Criar um grupo de anúncios também é uma boa alternativa para evitar a falta de resultados com o Adwords. Organizar as palavras-chave por temas em cada grupo facilita a execução das campanhas. Se a sua campanha busca consumidores em várias capitais, por exemplo, você poderá selecionar palavras diferentes para o grupo de anúncios de cada cidade.
Não fazer testes apara avaliar os anúncios
Apesar de aplicar as melhores táticas para impulsionar os cliques na sua publicidade, o ideal é testar dois anúncios diferentes para a mesma campanha. Dessa forma, você identifica qual alternativa possui mais sinergia com o público que pretende impactar.
Essa prática pode eliminar muitos erros na efetividade da sua campanha. A taxa de conversão do anúncio (CTR) será um ótimo indicador para te ajudar a definir a melhor opção.
Não acompanhar os relatórios que o Adwords disponibiliza
Somente através dos relatórios será possível analisar a sua campanha de maneira mais ampla. Neste momento, também é necessário ter uma visão analítica que auxilie na tomada de decisões estratégicas.
Embora seja prático e eficiente, o Google Adwords pode se tornar um pesadelo na vida de muitos empresários. Por isso, o melhor caminho é contratar profissionais especializados em marketing digital para planejar e executar a sua campanha no Adwords.
Ainda tem dúvida sobre como evitar a falta de resultado com o Adwords e otimizar o seu investimento? Deixe aqui o seu comentário!