Facebook Pixel

Idéias, o blog de Marketing Digital da Tribeca

Saiba o que é [UX] e entenda sua importância

Quando você acorda pela manhã, dá aquela olhada na timeline do Facebook, confere alguns e-mails, analisa pelo GPS a melhor rota para chegar até a empresa e logo depois já começa o trabalho em frente ao computador, acredite, você é afetado dezenas vezes — sem perceber — pelo trabalho dos UX designers. Mas afinal, o que é UX? Será que isso pode ajudar de alguma forma a melhorar os resultados do meu setor de marketing digital? Bem, vamos por partes.

O que é UX?

O UX (abreviação de User Experience) é um campo relativamente novo do design gráfico que busca criar elementos e situações em busca de gerar uma experiência positiva do usuário com um sistema digital. Esse sistema digital pode ser um aplicativo, um site, um programa em seu computador… enfim, qualquer software que faça a conexão entre a pessoa e máquina.

Para traçar esta conexão, os designers especializados em UX avaliam a facilidade do uso daquele sistema, assim como a utilidade, a eficiência e o valor dele. Tudo isso em prol de entregar para o usuário final a melhor percepção daquele produto ou marca.

Quais empresas podem se beneficiar (mais) através do uso do UX?

É claro que os sistemas e empresas que se preocupam em pensar na experiência do usuário não tem nada a perder com isso — afinal, nada como um cliente satisfeito falando bem da sua marca por aí. Mas existem setores que podem se beneficiar ainda mais com o uso do UX em seus projetos. Confira:

E-commerces e usuários de intranets

Quanto mais complexo for o seu produto, maior vai ser a chance de você precisar de alguém especializado em UX. Afinal, você não quer que o cliente ou empregado se perca no meio de tanta informação.

Startups

Se você tem ou pensa em abrir uma startup para trabalhar com algum produto ou serviço digital, pode acreditar, você vai precisar — e muito — de um UX designer. Ao entregar um projeto bastante sólido logo de cara, sua empresa tem mais chances de sucesso do que se for esperar pelo feedback dos usuários.

Empresas com projetos de longa duração

Ao deixar o trabalho de UX por conta de um especialista, você pode encurtar o prazo de produção de um projeto por desafogar o volume de atribuições de um web designer. Assim, o lucro daquele produto pode vir a aparecer mais rapidamente.

Vale ainda lembrar que UX e UI (User Interface Design) — campo do design que trabalha o meio por onde uma pessoa pode interagir com um sistema — são coisas bastante diferentes, e que um profissional de UI não necessariamente entende de UX, mas o de UX tem de saber sobre UI, e isso faz muita diferença na hora de contratar um especialista para o seu projeto.

Mas não se preocupe, a Ttibeca Digital é uma agência digital que entende de UX, UI e de tudo relacionado à produção para web e que vai ter prazer em ajudar a desenvolver seu projeto para a internet. Quer saber como? Então fale com a gente. E se quiser mostrar pra gente algum exemplo de site com boa experiência de usuário, comente aqui no post!