Este artigo conta um pouco de minhas inspirações para desenhar a plataforma:
- Porque ela é tão colorida e de onde veio a inspiração?
- Pesquisando sobre cores que eram tendências em 2016, cheguei ao site da Bloomberg. Me apaixonei e ele é o mesmo até hoje. Também li que gradient estava voltando, mas de uma forma mais bonita que a Microsoft fazia com suas formas no Word. Neste artigo conta um pouco sobre o site da Bloomberg e sua mudança em 2016: https://www.wired.com/?p=1718281 Assim como o time da Bloomberg não tinha medo de haters, o time do Airstrip confiou e acreditou em mim, e aprovou todo o layout que esta lá até hoje.
- E a paleta de cores do principal da plataforma Airfluencers escolhida foi, Rosa e Azul, inspirada apenas neste bloco do site da Bloomberg que esta lá até hoje:
- Eu ja tinha as cores vibrantes que precisava, e continuei com o layout da plataforma, ela ainda não era tão bonita como esta hoje. Quando decidimos criar as categorias de pesquisa que vemos algumas baixo, eu não entendia muito de cores, e fui dar uma olhada no Material Design do Google, que tem um documentação incrível. Vou colocar o link https://material.io/guidelines/style/color.html#co... aqui para vocês verem.
- E foi à partir dele que fui escolhendo as cores as categorias de busca da plataforma:
2. Ícones - assim como li um artigo esta semana comparando títulos de CMO com Presidente, Growth Hackers com simples vendedores, não quis utilizar ícones "manjados" - afinal, o consumo mudou e as categoria de busca da plataforma precisam estar alinhadas a realidade do mercado. Reuni alguns ícones e vou contar de onde surgiu a inspiração de alguns deles:
- Ícone do logotipo. Pensando como uma plataforma de Influenciadores Digitais Digitais, o ser humano no centro e as ondas ao redor, representam a influência sendo propagada na rede.O ícone da lupa representa a busca. Manjado, e não tinha como fugir muito.
- Influencer Search - Não tinha como fugir muito da Lupa.
- Planner List - É ali que as agências e marcas organizam seus projetos, por isso, escolhi um ícone que representasse a rede formada por esta seleção para propagar a mensagem da marca.
- Campaign Analytics - O ícone do megafone é utilizado por grandes empresas como o Facebook para falar de Ads, por isso o escolhi. Apenas da plataforma não entregar anúncios, é ali que os clientes e marcas veem o retorno do investimento que estão fazendo com Influenciadores Digitais.
- Central de Ajuda - Uma interrogação dentro de um escudo. Porque? Uma das principais propostas do Airstrip e de suas empresas, foi ter um atendimento Premium, mesmo sem cobrar por eles, pois sempre pensamos em atender o cliente da melhor forma. Quando inauguramos a Central e Ajuda, porque o mundo e evolui e gostamos de procurar lá antes de pegar o telefone ou mandar um e-mail, o escudo representa a segurança de encontrar algo que vai lhe ajudar. Todos os arquivos ali escritos, foram pensados para serem feitos da melhor forma e muitos deles foram feitos à partir de pergunta enviadas durante o tempo que a plataforma ficou no ar antes do lançamento da versão 2.0.
- Minha conta - É o manjado ícone da engrenagem. Por voto vencido, não pude colocar o que eu queria. Afinal, lá éramos um time e havia respeito.
- Sair - é um botão de desligar e ligar eletrônicos, e ele esta ali porque as vezes, precisámos nos desligar da tecnologia para respirar um ar e não ser tão #workaholic, precisamos VIVER.
- Fitness - sempre fugi muito do óbvio, pois o obvio às vezes remete algo velho. O ícone de Fitness é um halter, pois é utilizado em vários esportes atualmente. Esportes al ar livre, funcional, até em aulas de bike se utiliza halter.
- Gastronomia - o garfo e a taça representa gastronia e não via outro melhor para isso.
- Lifestyle - escolhi um Apple Watch, pois sou apaixonado por tecnologia e que consumimos e vestimos diz muito sobre quem somos. Consumir produtos da Apple ou do Google, o Android por exemplo, diz muito do nosso Lifestyle. Foi uma maneira genérica de escolher algo que não generalizasse muito das coisas que são lifestyle, mas já fazem parte de outras categorias, como ser vegetariano, por exemplo. O relógio com o coração, representa que Lifestyle é aquilo que amamos e somos, e dificilmente seria confundido com tecnologia, apenas.
- Beleza - não selecionaria uma mulher no espelho, pois hoje sei que muitos homens usam batom e maquiagem é para todos. O batom rosa representa as mulheres e não segrega uma categoria que hoje é de todos, homens e mulheres.
- Moda - o fast-fashion esta aí para democratizar a moda, por isso escolhi uma t-shirt básica para não fazer com que a moda seja apenas a de alto luxo.
- Esportes - uma simples bola de futebol já seria incrível, mas futebol vai muito além de disso, e todos os esportes tem planejamento, técnicas e o 'ícone que esta ali, contém a linha sobre o homem para sair do óbvio e transmitir o que o esporte realmente é, para todos os sub-temas que a categoria possui. Ah, o verde, o verde veio da grama do campo, da maioria dos campos que se joga futebol.
- Viagens - O mais importante quando viajamos é voar, ir de avião e conhecer o que esta longe. A mala, elas apenas vai com a gente, e eu nunca utilizaria uma mala para representar viagens. Por isso escolhi um avião, que hoje é acessível para dezenas de pessoas e deixam elas felizes, por desflorar novos lugares.
- Tecnologia - O que representa melhor tecnologia se não um cabo lightning ou um pen drive. Algumas pessoas confundem o ícone com as duas coisas, e eu gosto disso. Pois elas enxergam tecnologia no ícone escolhido.
- Marcas - Sem elas o Airfluencers não existiria, nem todo o mercado de Influenciadores Digitais, afinal, são ela que investem seu dinheiro contratando plataformas e influenciadores. Por isso, escolhi o amarelo para representá-las. Amarelo em código de programação pode ser representado por 'gold' ou por simplesmente #ffd700 em código hexadecimal.
Emojis 😍 e símbolos representam sentimentos 😘 - os mesmos sentimentos que sentimos quando 😔 magoamos outras pessoas 😢.
E é por isso que sempre quis trabalhar com ele. Como algum dado não é exibido na plataforma, utilizamos emojis como o abaixo.
Quando algum cliente pede um uma "demo" ou quer "assinar a plataforma, finalizamos com a mensagem abaixo, porque queremos estar alinhado a realidade de todos os profissionais do mercado de propaganda, marketing e afim. Que amam ir no Lollapalooza, SXSW ou VidCom por exemplo.
Deixei seus comentários, escreverei outro artigo sobre DATA VISUALISATION e avisarei todos que tiverem interesse em saber um pouco mais de como apliquei isso no Design.
Obrigado por lerem até aqui.