Facebook Pixel

Idéias, o blog de Marketing Digital da Tribeca

Como fazer um e-mail marketing que funciona?

O e-mail marketing se destaca como uma das estratégias de marketing digital com o melhor retorno de investimento. Seja pelo custo reduzido ou pela qualidade de comunicação com o público que ele oferece, escolher essa alternativa pode trazer bons frutos para sua empresa. Porém é preciso tomar certos cuidados para garantir que tudo saia como o esperado e os resultados sejam satisfatórios. Se você quer saber como fazer um e-mail marketing efetivo e de qualidade, veio ao lugar certo. Confira nossas dicas!

Jamais compre listas de e-mail

Um dos principais erros de quem começa a utilizar e-mail marketing é achar que a melhor forma de ter sucesso é enviar mensagens para a maior quantidade de pessoas possível. Assim, acabam comprando listas enormes de contatos, sem saber que isso é a pior coisa que pode ser feita para sua estratégia. Essas listas virão cheias de e-mails falsos e de pessoas que não estão interessadas no que você tem a oferecer. Ou seja, é um gasto que não vale nada a pena e não vai te dar nenhum retorno.

Só envie e-mails para quem pediu para recebê-los

O segredo para conquistar uma venda mais facilmente é buscar quem já está interessado de alguma forma no que você tem a oferecer, e isso também é uma verdade quando o assunto é e-mail marketing. Se você quer ter bons resultados, monte uma lista de contatos de qualidade. Para isso, deixe que a pessoa peça para receber suas mensagens. Você pode fazer isso pedindo que ela preencha um formulário para receber algum conteúdo exclusivo em troca, como uma newsletter, ebooks ou ofertas especiais. Assim, você garante que na sua lista só existam contatos válidos e interessantes.

Crie títulos bastante atraentes

É essencial que o destinatário dos seus e-mails tenha interesse em abrir a mensagem para visualizar o conteúdo. Então comece a ser persuasivo logo pelo título. Tente instigar a curiosidade da pessoa e convide-a a clicar no e-mail. Garanta esse interesse logo de cara, caso contrário sua tentativa pode ir pro água abaixo.

Personalização é a chave do sucesso

As pessoas gostam de se sentir especiais e de receber algo exclusivo. Para transmitir esse sentimento, procure personalizar a mensagem que você envia a elas, seja colocando o nome da pessoa no e-mail, oferecendo ofertas exclusivas para ela ou falando diretamente com ela usando um “você”, por exemplo.

Não faça só ofertas de produtos

Nem todo mundo está pronto para comprar logo de cara. Então algumas pessoas podem não estar interessadas em receber somente ofertas em todas as mensagens. Nos seus e-mails marketing, tente oferecer conteúdos com objetivos variados para criar uma interação com o público que não seja somente de venda. Envie conteúdos interessantes para eles, mande parabenizações em datas especiais, peça opiniões etc. Faça com que a pessoa não sinta que está conversando com um vendedor insistente, mas com alguém que quer agregar algum valor.

Não se esqueça do call-to-action

O call-to-action (CTA) é uma chamada para a ação que vem no final do e-mail. Ele deve guiar a pessoa para o objetivo que você quer que ela conclua. Essa é a meta final do seu e-mail marketing. Pode ser para ter mais acessos no site, compartilhar a mensagem ou ainda fechar uma compra. Não importa qual seja o objetivo, só não se esqueça de sempre convidar o destinatário a fazer algo.

Mensurar os resultados é fundamental

A trajetória de um e-mail marketing que funciona não acaba no envio. É importante também verificar os resultados alcançados a partir de cada mensagem. Sem isso você não saberá quantos contatos obtiveram sucesso e quantas pessoas compraram algo a partir do e-mail. Mensurar resultados também é fundamental para testar o que funciona ou não e planejar as suas próximas mensagens, repetindo o que está dando certo.

Agora você já sabe como fazer um e-mail marketing e o que ele precisa ter para fazer sucesso com seu público. Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Conte-nos nos comentários o que você quer saber e continue acompanhando nosso blog para receber mais dicas sobre marketing digital!