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Como o design pode influenciar a conversão do seu site

Pense que você está em frente a uma prateleira e precisa escolher um sabão em pó. Há duas marcas à sua disposição, uma com a embalagem moderna e simples, utilizando poucas cores, contendo as principais informações sobre a eficácia do produto, além de uma saída estratégica para o sabão que funciona como dosador. A outra marca tem uma embalagem contendo informações gerais, extremamente colorida, em que você não consegue se orientar e saber qual o diferencial do produto, e ambas custam o mesmo preço. Qual das duas escolherá?

Considerando que trata-se de um produto sobre o qual você não tem conhecimento profundo, certamente, sua escolha será a primeira opção. As características dela aspiraram confiança pelo uso correto das cores, textos e embalagem com dosador. Já a segunda opção contém tanta informação que não conseguiu atrair sua atenção e foi pouco convincente — levando em conta que você não tem tempo para ler frase por frase.

E qual a relação do sabão em pó com seu site? Com certeza, nenhuma, a não ser que você tenha um e-comerce de sabão. Mas o exemplo serve para entender a importância de um design de site bem feito para gerar bons resultados, impactando as pessoas positivamente e convertendo as visitas em vendas, ligação ou solicitação de orçamento dos seus produtos e serviços.

Mas o que é design?

Pensar em design é, acima de tudo, pensar em usabilidade. É estudar para que serve seu site e como as pessoas devem utilizá-lo. A partir deste ponto, é possível começar a desenvolver estratégias e implementá-las para verificar sua eficácia. Como disse Steve Jobs: “Design é como funciona”.

O design é a parte do desenvolvimento de um site em que a criatividade é elemento imprescindível. É a etapa estratégica e que pode influenciar na decisão do seu cliente. O design de um site se ocupa da composição geral — não interferindo na programação —, envolvendo layout (disposição dos elementos na página), tipografia (as fontes que serão usadas), cores, uso de imagens e texturas.

A navegação do site precisa ser simples e intuitiva, e o design existe para tornar isso possível. Em linhas gerais, o caminho ideal é o da sofisticação pela simplicidade, ou seja, a beleza e a praticidade, juntas, trabalhando em função da conversão em vendas.

Por que se preocupar com design?

Em estudo publicado pela Silverpop, uma empresa de marketing digital da IBM, revelou que um site tem, em média, 8 segundos para convencer um usuário. Dentre os motivos citados para que uma pessoa deixe de navegar no seu portal, o design é um dos principais responsáveis.

Um site com o design bem planejado, além de facilitar a vida do usuário, pontuará positivamente na imagem da empresa, inspirando confiança pelo seu caráter profissional e arrojado. No geral, as pessoas costumam desconfiar de sites com aspecto amador, logo pensam: se o site é assim, imagina como é o produto ou serviço prestado.

Boas práticas de design

Se você quiser bons resultados com a web, comece a considerar o design como um dos itens primordiais. Na internet, as coisas acontecem em uma velocidade incrível e um segundo pode fazer muita diferença. Veja como um bom design pode influenciar na conversão do seu site:

Texto e tipografia

Procure, antes de qualquer coisa, entender qual o seu público. Assim, poderá falar com ele de maneira assertiva. No entanto, o ponto aqui é o design. No que diz respeito ao layout da página, evite textos densos e com fontes pequenas e experimente fontes personalizadas — o Google Fonts pode servir de referência.

É recomendável que os textos sejam apresentados em blocos de 4 a 5 linhas, pois isso facilita a leitura rápida (conhecida como leitura scaneada), além de dar um aspecto visual melhor.

Uso de cores

Em um estudo sobre a psicologia das cores (campo de estudo que se ocupa da análise dos efeitos das cores nas pessoas), publicado pela Entrepreneur, um guia especializado em marketing, foi descoberto que quase 90% das pessoas acreditam que as cores exercem influência no momento da compra.

Isso mostra o quanto o bom uso da cor pode influenciar na conversão do site e, por isso, é importante descobrir qual a cor pode estabelecer um bom diálogo entre seu site e o público-alvo.

Imagens

Você já deve conhecer aquele mote popular de que “uma imagem vale mais que mil palavras”. E não é mentira: uma imagem é capaz de passar mais confiança que um texto longo.

Em nosso cérebro, 75% dos neurônios sensoriais processam as informações visuais e, no geral, reagimos melhor a imagens do que a textos. Procure usar imagens com boa resolução e em um formato padrão, sempre alinhadas ao texto, seja no conteúdo ou na estrutura do site.

Ferramenta gratuita

Uma boa dica é O Canva, um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). Ele já está faz bastante sucesso entre seus usuários! Existe há menos de 5 anos anos e já conta com 11,4 milhões de usuários em 179 países. Para se ter uma ideia, 8 designs são criados a cada segundo com a esta ferramenta.

Links e botões

Se seu site é um e-comerce, opte por apresentar links importantes em formato de botões em vez de texto. Estudosapontam que botões de call-to-action (que sugerem alguma ação por parte do usuário, como “compre agora” ou “baixe agora”), quando apresentados em tamanhos expressivos, podem aumentar a conversão do seu site.

Site responsivo

Um site pode ser considerado responsivo quando está preparado para receber tráfego a partir de smartphones, tablets, e até mesmo smart TVs. Esses equipamentos têm telas de diferentes tamanhos, sendo assim, adaptar seu conteúdo para este tipo de usuário pode influenciar na conversão do site.

Mais de 50% das buscas realizadas no Google já são realizadas a partir de aparelhos móveis. Além disso, segundo aSearch Engine Watch, site especializado em pesquisas de marketing, 72% dos usuários móveis dizem que é importante para eles que sites sejam responsivos e 74% dizem que voltariam a visitar portais adaptados para seus aparelhos.

Viu só? Motivos não faltam para você melhorar o design do seu site e influenciar na sua conversão. Uma equipe de profissionais pode te ajudar nessa tarefa! A Tribeca Digital é uma agência especializada em desenvolvimento de sites que pode te ajudar a encontrar o design perfeito para o seu produto.

Ainda ficou com dúvidas sobre o assunto? Compartilhe conosco nos comentários e continue acompanhando o blog para mais dicas!