Para muitas empresas, por menor que seja o retorno através das postagens no Facebook ou outras redes ainda é importante. E a opção de criar anúncios dentro do Facebook estará sempre disponível.
Divulgar marcas, produtos e serviços pelo Facebook e outras redes sociais, como Twitter e Instagram foi um bom negócio para muitas empresas durante os últimos anos. Um estudo feito pela empresa de análise de mercado Forrester Research, mostra que está já não é uma realidade.
O que muita gente já sabe, é que o Facebook vem diminuindo cada vez mais o alcance orgânico dos posts (alcance gratuíto) - se você já sabe, pode pular para o próximo parágrafo, vou dar uma breve explicação. Quando uma empresa possui uma página no Facebook, as pessoas podem curtir/seguir as páginas, e antigamente se 20.000 pessoas curtissem a página, este conteúdo era exibido para um número significativo, hoje, em média atinge apenas 2%, ou seja. Uma página que trabalhou durante alguns meses para conquistar 20.000 fãs, atingirá apenas 400 pessoas com suas publicações - e para aumentar este alcançe, é preciso aumentar cada vez mais o investimento em anúncios dentro da rede.
E o Facebook divulgou há poucos meses que este número cairá ainda mais (Veja o conteúdo em inglês). A rede social avisa que o conteúdo promocional divulgado pelas empresas terão sua distribuição orgânica reduzida dentro da rede.
O analista Nate Elliott, da Forrester Research, diz em seu blog No More Organic Reach on Facebook, A Challenge for Marketers, que o momento já não é animador para as empresas. “A agência de publicidade Ogilvy relatou que, em fevereiro do ano passado, posts de grandes marcas no Facebook atingiam apenas 2% de seus fãs, um número que vem caindo 0,5% ao mês.”
Um estudo da Forrester publicado este ano, mostrou que, em média, só 0,07% dos fãs das grandes marcas interagem com o que elas publicam no Facebook. E com este último anúncio do Facebook, todo investimento das pequenas e médias empresas (PME) para produção e publicação de conteúdo na rede, pode ser um tiro no pé. Não basta investir na criação de conteúdo, é preciso investir em anúncios dentro da rede, e este é um dos maiores erros das empresas que acham que basta publicar o conteúdo na rede, e esperar pela conversão em vendas.
O que fazer para não errar na hora de investir em Marketing Digital
As empresa precisam investir em seu próprio site, e na comunicação via e-mail, em vez de apostar no Facebook , Instagram e Twitter, principalmente PME de produtos e serviços, recomenda Elliott.
Ainda em seu blog, Elliot diz que nos EUA, os usuários que estão online e querem manter contato com sua marca têm 3x mais chance de visitar seu site do que de interagir com uma publicação no Facebook. E as pessoas que querem manter contato, tem 2x mais chance de assinar um boletim por e-mail do que curtir uma página dentro da rede sociais.
E o post abaixo da empresa de pesquisa mostra a Número de Interação X Número de Fãns ou Seguidores. Veja que o número de interação só aumentou no Facebook através do consumo de anúncios da rede.
#Social media measurement: Replace engagement metrics with customer life-cycle metrics @nate_elliott #FORRForum pic.twitter.com/DJUZztnZfM
— Forrester (@forrester) April 29, 2015