As palavras-chave são aquelas que resumem o tema de um texto, sendo, portanto, termos utilizados ao se buscar um determinado tipo de conteúdo na internet através de ferramentas de pesquisa — como o Google, por exemplo. Ao fazer uma busca, os resultados aparecem com base na relevância e precisão que as palavras-chave conferem. Mas por quê elas são tão importantes?
Alinhadas a uma estratégia bem feita e que esteja de acordo com as demandas do seu negócio, as palavras-chave tornam-se altamente eficientes por fazerem com que o seu conteúdo chegue ao cliente no momento que ele precisa. Isso é fundamental para o marketing digital e, por isso, é necessário que você aprenda como defini-las e usá-las.
Conheça, no post de hoje, 4 ferramentas que vão potencializar o uso das palavras-chave!
Keyword Planner
O Planejador de palavras-chave é um serviço oferecido de graça pelo Google AdWords. Ele visa, nas próprias palavras de seus fundadores, "estabelecer as bases de uma campanha bem sucedida" — sendo assim, essa ferramenta deve ser usada de maneira inicial no planejamento de sua estratégia. Você contará com funcionalidades como a visualização do volume de pesquisa dos termos, estatísticas de uso e custo médio estimado por clique, o que configura uma pesquisa inicial para o seu negócio a partir da ideia de qual seria o desempenho da escolha das expressões. Não utilize essa ferramenta sozinha, pois ela fornece palavras-chave muito amplas e concorridas (pouco específicas), mas abuse dela dada a sua facilidade de uso e compreensão.
Autocomplete do Google
Uma técnica bastante simples que pode ser utilizada na pesquisa em relação às palavras-chave da sua campanha é a utilização do autocomplete das buscas no Google. Já reparou que, ao começar a digitar a sua pesquisa, o próprio site começa a completar suas palavras com o que é mais procurado a partir das letras que você inseriu? Você pode, então, pesquisar pela sua palavra principal e procurar pelo que mais aparece completando-a. Essa é uma estratégia que permite a criação de palavras-chave mais longas, colocando seu conteúdo em maior evidência quando procurado de maneira mais específica. Fácil, prático e grátis!
Übersuggest
O Übersugest tem como finalidade a mesma estratégia que indicamos com o autocomplete do Google. No entanto, essa ferramenta facilita e melhora seu trabalho de diversas maneiras: primeiramente, ela utiliza os dados não apenas do Google, mas de uma série de outros buscadores que podem trazer informações também relevantes. Além disso, por meio das diversas sugestões que são expostas, o Übersuggest pode apresentar nichos específicos que devem ser trabalhados em sua campanha.
SEMRush
O SEMRush é destinado àquelas pessoas que desejam aprofundar suas pesquisas de palavras-chave, buscando resultados mais precisos e conclusões mais eficientes. A ferramenta, que tem uma versão paga e uma gratuita, não apenas indica os termos ideais a serem escolhidos, mas também define qual a sua concorrência no meio digital a partir das informações dos buscadores, além de permitir que você confira uma série de dados sobre eles, tal como o volume de tráfego orgânico e pago. O SEMRush, portanto, é mais avançado e voltado para quem já tem uma ideia mais concreta das palavras-chave e da relevância do marketing digital em seu negócio específico.
Uma campanha bem sucedida depende diretamente da sua pesquisa e bom uso das palavras-chave, e nós temos certeza de que, usando algum dos recursos que separamos para você, seu negócio seguirá com maior potencial em sua estratégia. E por falar em estratégia, que tal ler sobre como otimizar seu conteúdo e entender um pouco mais sobre o tráfego do seu site? Depois volte para nos contar o que achou através dos comentários. Até a próxima!