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Idéias, o blog de Marketing Digital da Tribeca

6 dicas para melhorar a experiência do usuário (UX) no seu site

O conceito de Experiência do Usuário (UX, do inglês “user experience”) é empregado para definir o nível de satisfação geral dos usuários que utilizaram um produto, serviço ou sistema. Ou seja, está diretamente ligado aos sentimentos que foram provocados ou proporcionados enquanto a pessoa fazia uso deste produto, serviço ou sistema.

Mas por que é tão importante medir essa satisfação?

Para responder a essa pergunta, tome como exemplo um usuário que está navegando no seu website. Se ele tiver uma experiência satisfatória, agradável e que ofereça uma solução ou mesmo a resposta de algo que ele está em busca, você tem grandes chances de encantar aquele consumidor, de modo que ele, além de adquirir o seu produto ou serviço, posteriormente volte a procurá-lo e ainda indique para os amigos.

Do contrário, o usuário que tiver uma experiência negativa no seu site — como, por exemplo, informações confusas, textos inconclusivos, sem informações relevantes, páginas contendo erros, links quebrados ou demais “probleminhas” com a navegação — pode ficar insatisfeito com o que é oferecido em produtos ou serviços. Sem contar que o boca a boca, nesses casos, funciona na velocidade da luz! Um cliente satisfeito divide a informação com, em média, 2 ou 3 colegas. Já o cliente insatisfeito espalha a sua experiência negativa para toda a rede de amigos, desencadeando reclamações em redes sociais e demais canais que gerem buzz (neste caso, a disseminação de informação negativa).

Como melhorar a experiência do usuário (UX) no seu site

Menos é mais

Pensar em um design limpo, com imagens leves, de carregamento quase instantâneo, é o primeiro passo para proporcionar uma experiência agradável ao usuário. Pense como o seu cliente. Tem coisa mais irritante do que ficar minutos esperando um site carregar informações pesadas e cheias de “penduricalhos”? E quando finalmente carrega, é preciso clicar em outro link e aguardar mais outros tantos minutos. Pois é. O seu cliente também acha que não.

O mapa do site: onde estou?

O site deve ser construído de modo a oferecer fácil acesso ao conteúdo. Aqui, cada informação deve ser distribuída de forma a facilitar a busca e tornar a navegação intuitiva. Ou seja, descreva de forma breve e objetiva quais serviços são oferecidos. Ao clicar em um serviço, o usuário deve encontrar exatamente o que busca. Sem surpresas, sem enrolação, sem outros direcionamentos. Desenhe o fluxo do site.

Seja objetivo, coeso e relevante

Não fique de enrolação: o conteúdo é a alma do seu site. Portanto, planeje bem o que será exibido, transmita a informação necessária e cuidado com a ortografia. Um texto contendo erros de português ou informações desencontradas e inconsistentes pode provocar antipatia imediata.

Ajuste para atender melhor aos dispositivos móveis

Pense sempre que o seu cliente pode acessar o site através de smartphone ou tablet. Sendo assim, a experiência deve ser igualmente agradável e para isso, o site deve ser adaptado para acesso com estes dispositivos móveis. Além disso, pensar em um design leve e limpo, ajudará (e muito) esses usuários a navegarem pelo site sem grandes problemas ou lentidão para carregar os dados e imagens. Lembre-se que a velocidade da internet móvel no Brasil não é das melhores, por isso, um site responsivo é muito importante.

Erro 404, um clássico do terror

Nenhum site, por melhor que seja sua construção, está livre do temido Erro 404. Ao se deparar com ele, faça com que a experiência do usuário não seja tão frustrante. Coloque de fundo uma imagem divertida, acompanhada de uma mensagem amigável, como: “Ops! Deu ruim. Pedimos desculpas pelo transtorno. Caso queira comunicar o erro, envie um e-mail para [email protected]".

Contato sempre à mão

Aqui é imprescindível manter os dados sempre atualizados, com botão sinalizador no canto direito do site. Adicione um telefone fixo, endereço (disponibilizar o mini mapa apontando a localização é uma ótima opção) e links para redes sociais como Facebook, Twitter e LinkdIn. Abrir canais de contato com o cliente transmite, acima de tudo, confiança e credibilidade. Isso mostra que você está realmente disposto a ouvi-lo.

Por fim, para melhorar a experiência do usuário no seu site, tenha sempre em mente: ao entrar no seu site pela primeira vez, o usuário é um visitante e as visitas são sempre bem tratadas.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário sobre o assunto! Aproveite para ler também o nosso artigo sobre a importância do design para a conversão do seu site!