Facebook Pixel

Idéias, o blog de Marketing Digital da Tribeca

Qual a diferença entre um site mobile e responsivo?

Hoje falaremos sobre uma dúvida muito comum no mundo do marketing: as diferenças entre site responsivo e site mobile. Muita gente acha que os dois termos são a mesma coisa, mas, apesar de atenderem a um mesmo propósito — oferecer a melhor experiência de navegação para usuários de dispositivos móveis —, existem aspectos que podem ser determinantes na escolha de uma das opções para exibir seu site. Quer saber qual a melhor opção para você e seu público? Continue acompanhando o texto de hoje:

O que é um site mobile?

O site mobile foi feito para aparecer exclusivamente em dispositivos móveis. Ele demanda a criação de uma URL nova e uma nova programação, ou seja, toda uma estrutura que deve ser iniciada do zero.

Quando um usuário tenta se conectar a um site qualquer em seu tablet ou smartphone, o próprio navegador identifica o dispositivo de acesso e redireciona o acesso para a versão mobile. Normalmente, esses sites oferecem a opção de navegação pela versão clássica — que é a padrão para desktops.

Vantagens de um site mobile

Comparado às versões responsivas, esse tipo de site é mais leve. O tamanho do conteúdo e dos arquivos é menor, pois ele é separado do padrão desktop, adaptando a estrutura do site para o mobile. Menos recursos técnicos, como códigos, são carregados. Vídeos e imagens são reduzidos e otimizados para oferecer uma navegação mais limpa e rápida.

O desenvolvimento de um site mobile costuma ser mais rápido e barato. Por possuir menos recursos, é natural que leve menos tempo e com menores custos. Algumas funcionalidades específicas de quem acessa por um smartphone, como ligações telefônicas, podem ser introduzidas em um site dedicado aos dispositivos móveis.

Desvantagens de um site mobile

O trabalho de otimização para se posicionar melhor nos motores de busca (SEO) é duplicado. Você terá que cuidar de uma versão para desktop e de um site voltado para dispositivos móveis.

Se o desenvolvimento é rápido e barato, não se pode dizer o mesmo da sua gestão, que demandará mais tempo dos programadores e produtores de conteúdo. Muitas vezes, um texto com muitas palavras feitas para desktops pode não ser tão eficiente em smartphones e tablets, o que acarretaria adaptações. Isso também é válido para conteúdos em imagem e vídeo.

O que é um site responsivo?

Chamamos de responsivo o tipo de site com design pensado para responder bem tanto em desktops quanto em dispositivos móveis. Ele se ajusta independentemente do tamanho da tela que um usuário acessa e mantém toda a estrutura padrão do site, apenas movendo ou reduzindo alguns elementos, como menus, tamanho da fonte, imagens e botões. Diferentemente de um site mobile, o responsivo possui apenas uma URL para qualquer dispositivo.

Vantagens de um site responsivo

A primeira vantagem é que você precisa construir apenas um site. Todo conteúdo é feito e disponibilizado para ser acessado de qualquer plataforma. A experiência de uso do site é mais padronizada, ou seja, o usuário sente menos o impacto quando acessa em dispositivos diferentes.

O monitoramento das métricas é facilitado, afinal, você só tem um site para analisar e ainda saberá de qual dispositivo os acessos são originados. O posicionamento no Google será melhor, pois um maior número de acessos e compartilhamentos de conteúdo poderão ser conquistados por meio de apenas um site.

Desvantagens de um site responsivo

O carregamento, geralmente, é mais lento, pois o tamanho do site será o mesmo de uma versão para desktop. Tenha em mente que tudo em um padrão para desktop será adaptado para dispositivos móveis, mas isso não implica que os recursos mais pesados serão eliminados, o que pode prejudicar a experiência de navegação do usuário

Afinal, qual é a melhor opção?

Para responder a essa questão, é preciso analisar os seus objetivos e recursos. Se não há muito dinheiro e tempo para empregar, a melhor escolha é o site responsivo, que respondem automaticamente em qualquer dispositivo. Então, analisando as vantagens e desvantagens de um site mobile e responsivo, qual você acredita ser o melhor para a sua empresa? Deixe sua opinião nos comentários!